Image BR entrevista EXCLUSIVA: Patrick Meaney, diretor de “The Image Revolution”

Hoje é um marco histórico para o Image BR. Pois esse blog/site conseguiu de forma EXCLUSIVA uma entrevista com o documentarista, editor, produtor, roteirista e diretor americano Patrick Meaney (foto ao lado). Atualmente ele está trabalhando no documentário “The Image Revolution”, e gentilmente concedeu uma entrevista por e-mail ao Image BR. Explicando de forma clara e objetiva todos os passos sobre a produção do documentário que contatá a história da atual terceira maior editora de quadrinhos do mundo. Confira abaixo a entrevista:

Image BR – Primeiramente, fale um pouco da sua história e como você se tornou documentarista.

Patrick Meaney – Por volta de 2006 – 2007 eu escrevi vários posts analisando a série de quadrinhos The Invisibles de Grant Morrison. Anos mais tarde, conheci Mike Phillips e Julian Darius, que trabalham na Sequart, uma editora de livros que analisam quadrinhos. Nós conversamos e eles me ofereceram a chance de transformar esses posts em um livro. Depois de terminado o livro, pensamos em fazer uma entrevista com Grant Morrison. Eu sabia que não havia uma grande quantidade de conteúdo de vídeo com Grant Morrison mundo afora, então sugerir que filmasse a entrevista, mais depois surgiu a ideia, por que não fazer um documentário? Eu tinha me graduado recentemente na escola de cinema, e estava trabalhando em vários projetos, e pensei que poderia fazer um documentário impressionante sobre o Grant. Nós conversarmos com ele e sua esposa (empresária Kristan), e eles concordaram.

Patrick Meaney e Grant Morrison

Image BRVocê é fã de Quadrinhos? Qual a sua HQ preferida da Image Comics?

Patrick Meaney – Como você provavelmente pode adivinhar, eu sou um grande fã de quadrinhos. Gosto desde a época da escola, e conheço as grande série dos anos 80 e 90. Minha revista “old school” da Image Comic favorita é Supremo, escrita por Alan Moore. Mais recentemente, estou adorando The Manhattan Projects, Morning Glories, Prophet and Saga.

Image BRComo se deu o processo de criação de ”The Image Revolution” e como você se envolveu nesse projeto?

Patrick Meaney – Depois de terminar o meu segundo documentário (o entrevistado se refere a Warren Ellis: Captured Ghosts), eu estava procurando coisas diferentes para fazer, e Ales Kot, que está escrevendo atualmente vários títulos para a Image, sugeriu um projeto sobre a empresa. Instantaneamente pensei que era uma ótima ideia, e logo em seguida entrei em contato com as pessoas ligadas a Image para ver se eles tinha interesse em participar do documentário. Depois da aprovação deles, começamos a agir.

Image BRO documentário contará as brigas que ocorreram na época? Algo inédito será revelado?

Patrick Meaney – Nós procuramos focar nas dificuldades que os criadores da Image enfrentaram ao longo dos anos 90, e as disputas internas entre eles. Eu não sei exatamente o que foi dito na imprensa sobre o ocorrido na época, mas tenho certeza que os espectadores e até mesmo os próprios fundadores vão ouvir algo que nunca ouviram antes. Apesar de tudo que já foi dito sobre a Image e que é de conhecimento público, as informações colhidas nunca foram compilados de uma forma onde você poderá ouvir todo mundo dizer o seu lado da história. É um olhar bastante singular nesse ponto da vista.

Image BRQual a importância de se fazer esse documentário?

Patrick Meaney – A Image é uma empresa bastante singular. Numa altura em que as coisas estão ficando cada vez mais consolidada, e tanto as duas grandes empresas de quadrinhos quanto a maioria dos filmes delas estão apenas recontando as mesmas histórias de sempre, a Image está colocando coisas novas no mercado. Eu acho que há um apetite por novas histórias, e é legal ver todo o processo que levou a Image a ser a empresa de sucesso que é hoje. A partir de uma perspectiva de entretenimento puro, é incrível ouvir caras como Todd e Rob falarem sobre suas experiências. Todos os fundadores são grandes personalidades e vê-los na tela é um verdadeiro deleite.

Image BRAlém de dirigir, você produz e edita o documentário, qual a parte mais difícil? Há momentos em que você preferia fazer apenas uma das três coisas?

Patrick Meaney – Em um documentário, muitas decisões são tomadas na sala de edição, considero direção/edição como um trabalho só. Produzir é um pouco mais difícil, está coordenando todo o material logístico, como o agendamento de entrevistas, viagens, etc, não é tão divertido, então se eu tivesse que abandonar um emprego, serie esse.

Image BRSegundo o IMDB, ”The Image Revolution” está em pós-produção, será lançado ainda esse ano?

Patrick Meaney – Estamos procurando fazer a estreia em um festival, provavelmente no início do próximo ano, assim o documentário ficará disponível em algum momento da primavera de 2014. Ainda estou dando os toques finais no filme.

Image BRComo você avalia o atual momento da Image Comics?

Patrick Meaney – A Image agora está melhor do que nunca. Apesar de ser muito bom o trabalho que saiu na década de 90, acho que demorou um pouco para a companhia realizar o seu objetivo, de ser um lugar para os criadores obterem a sua própria ”visão”. A crise que os estúdio de quadrinhos passaram no final dos anos 90 abriu a oportunidade para a Image se concentrar apenas em outros tipos de obras, e isso levou a uma série de sucessos, tanto criativamente quanto financeiramente para a empresa. Eu acho que Eric Stephenson (diretor executivo da Image) é um grande líder, e o modelo aplicado por ele é sustentável no futuro. É muito provável que a Image lidere o mercado lá na frente, digo isso não como alguém que está inclinado para a empresa. O filme não é projetado para mostrar a Image como bom ou ruim, é a história da empresa, nas palavras das pessoas que viveram nela.

Image BR – Depois de “The Image Revolution”, quais são os seus futuros projetos?

Patrick Meaney – Eu estou terminando um mini documentário sobre Chris Claremont, que será lançado em breve. Sua história serve como exemplo para os caras da Image, e toca em muitos temas semelhantes sobre a empresa. Também estou trabalhando em algumas coisas próprias no que tange à quadrinhos.

Image BRBem, só é isso, muito obrigado pela entrevista, qual o seu recado para os fãs da Image no Brasil?

Patrick Meaney – Eu acho que vocês vão apreciar o filme. Adoraria ir ao Brasil no próximo ano, fazer uma seção de perguntas e respostas sobre o documentário.

Só um adendo para os leitores nerds tetudos, quem ficou curioso sobre o documentário “The Image Revolution” , acesse a fanpage no facebook, clicando aqui.

3 Respostas para “Image BR entrevista EXCLUSIVA: Patrick Meaney, diretor de “The Image Revolution”

  1. Pingback: ImageTube #22 – Painel sobre o documentário The Image Revolution | Image BR·

Deixe um comentário

