Image BR entrevista: Alison Sampson

Alison Sampson

Mais uma grande entrevista que o Image BR realiza, e o nome da vez é a da desenhista britânica Alison Sampson, que é arquiteta de formação e é praticamente uma novata no meio profissional dos quadrinhos. Ela resolveu dar um tempo na profissão que vale (RATINHO-O-O-O!!!) para desenhar a one-shot da Image Comics Genesis (roteirizada por Nathan Edmondson), e gentilmente concedeu uma entrevista por e-mail para esse limpinho site/blog. Confira abaixo:

Image BR – Primeiro, conte um pouco da sua história e como você se tornou uma quadrinista?

Alison Sampson – Isso tudo é muito recente. Eu estava praticando desenho, fazendo retratos de crianças, e a filha de um amigo meu, Rob Davis (desenhista de Don Quixote e The Motherless Oven) olhou esses traços e na hora sugeriu que eu fizesse parte da antologia britânica Solipsistic Pop. Eu nunca tinha desenhado quadrinhos e o editor Tom Humberstone gentilmente me enviou uma história de quatro páginas. Nathan viu uma página dessa e me pediu para desenhar Genesis.

Genesis

Image BR – O que a arquitetura tem a ver com quadrinhos?

Alison Sampson – Quadrinhos são projetados e têm a sua própria arquitetura, eles têm estrutura, têm espaços interligados, limiares que você só vê quando você olha para um plano de substituição. Há tantas semelhanças que você pode até mesmo desenhar quadrinhos com uma fina caneta preta, da mesma forma como a arquitetura usa para os desenhos. Quadrinhos são feitas com histórias em camadas feitas de palavras e imagens em conjunto, e assim é o mundo que vivemos, é a arquitetura ao redor.

Image BR – Você é fã de quadrinhos? Qual é a sua HQ da Image Comics preferida?

Alison Sampson – Sim, essa é uma pergunta difícil. Recebo em casa Zero, Prophet, Pretty Deadly, East of West, e eu já assinei mais revistas. Estou viciada em todos por razões um pouco diferentes. Talvez a minha HQ (No caso é mangá) favorita é Children of the Sea, por Daisuke Igarashi, mas eu tenho uma quedinha por todas essas revistas da Image Comics, e ocasionalmente baixo de uma vez uma série e leio tudo de uma vez também, sendo os mais recentes Luther Strode e Nowhere Men, o próximo será Morning Glories.

Image BR – Na sua opinião, qual é o melhor quadrinista da contemporaneidade?

Alison Sampson – Isso é difícil, eu não posso dar um único nome como resposta. Gosto do trabalho de Emma Rios, Brandon Graham, Taiyo Matsutomo, Cristoph Blain, Rob Davis, Greg Capullo, Sean Phillips, Naoki Urasawa, Duncan Fegredo, David Rubin, Tonci Zonjic, Daisuke Igarashi, Jeff Stokeley, Gabriel Rodriguez, Mike Mignola, e outros. Todas as pessoas que me ajudaram a fazer Genesis. Muitas (se não todas) dessas pessoas são gentis e generosos, também estão dentre os melhores.

Image BR – Fale um pouco sobre o one-shot Genesis.

Alison Sampson – Genesis é uma história que só poderia ser feito em quadrinhos, é a história de um homem que poderia manifestar qualquer coisa.

Genesis2

Image BR – Como foi trabalhar com o escritor Nathan Edmondson?

Alison Sampson – Conversamos um pouco e eu desenhei alguns esboços, então Nathan me mandou o roteiro e eu fiz a arte, outra pessoa coloriu o trabalho, ainda teve o letrista, Nathan depois analisou o diálogo, então eu acrescentei a arte adicional e a obra ficou pronta. Conversamos por e-mail, embora não muito sobre a história, depois de uma conversa inicial. O roteiro de Nathan é conciso e mantém um bom ritmo de movimento, embora o trabalho tenha sido puxado, o que é ótimo, pois deixava muito espaço para o projeto e as diversas possibilidades. Dessa forma a arte e roteiro funcionava muito bem juntos, eu adorei desenhar esse roteiro.

Image BR – Depois de Genesis, quais são seus projetos futuros?

Alison Sampson – Estou desenhando uma HQ de terror que ainda não foi anunciada, que foi criada por mim. Você pode descobrir o que estou fazendo, olhando para a minha art tumblr, ou me seguir no twitter, ou enviando um e-mail para alissamp@googlemail.com

Image BR – Você tem algum plano de vir ao Brasil para participar de algum evento de quadrinhos? Recentemente vierem aqui grandes nomes como George Pérez, Becky Cloonan e outros.

Alison Sampson – Eu adoraria visitar o Brasil e participar de uma convenção e conhecer pessoas. Neste momento, estou trabalhando com Pedro Cobiaco (um jovem cartunista de São Paulo) em Think of a City (um projeto de construção de mundo que eu organizei). Há tanto trabalho emocionante feito por diversas pessoas no Brasil, eu adoraria aprender mais sobre isso.

Image BR – Bem, só é isso, muito obrigado pela entrevista, qual o seu recado para os fãs da Image no Brasil?

Alison Sampson – Nathan e eu esperamos que os brasileiros gostem de ler Genesis. Vocês podem obtê a one-shot usando ISBN 978-60706-995-9 e o código da Diamond FEB140504, até o dia 24 de março.

E essa foi a excelente entrevista com Alison Sampson, desde já agradeço a sua participação no Image BR.

Deixe um comentário

